domingo, 25 de outubro de 2009

Introdução a Cinesiologia


A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.

A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.

Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir movimento humano e modificá-lo.

Abrange tanto a estrutura esquelética quanto muscular. Os ossos possuem diferentes tamanhos e formas, principalmente nas articulações- o que favorece ou limita o movimento-, e os musculos variam enormemente em tamanho, forma e estrutura de uma parte do corpo para outra.

No corpo humano são encontrados mais de 600 músculos, que serão apresentados pelo blog de forma minunciosa, para que desta forma possamos obter o maximo de informações. Pois tal conhecimento constitui a base dos programas de exercicios, que deverão ser seguido por grande parte dos profissionais que atuam em areas realicionadas a saúde. Contudo, é importante que ao estudar uma estrutura muwscular isolada, não percamos a noção generalista do sisteme osteo-muscular como um todo.

Embora seja de suma importancia aprender os pequenos detalhes musculares das fixações musculares, é ainda mais importante ser capaz de aplicar informaçoes a situaçõs da vida real. Para isso, iremos postar não apenas a cinesiologia estrutural, mas serão colocados estudos de casos, games e interatividades; para que dessa forma ocorra uma melhor compreensão da cinesiologia.

A seguir postaremos uma breve revisão anatomica dos sistemas:
Osseo, muscular, esquelético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário